Participantes Confirmados

Mário Montovani

Presidente da Fundação Florestal de São Paulo e
Diretor de Relações Institucionais na ANAMMA – Associação Nacional Municípios e Meio Ambiente

Mario Mantovani é geógrafo, especialista em recursos hídricos e ambientalista, um amante da natureza que trabalha em prol do meio ambiente há mais de 40 anos. Fundador e hoje Diretor de Relações Institucionais Voluntário na ANAMMA – Associação Nacional Municípios e Meio Ambiente, Presidente Voluntário da Fundação Florestal de São Paulo, que cuida de quase 20% do território Paulista com suas Unidades de Conservação. Trabalhou na Fundação SOS Mata Atlântica por mais de 30 anos, onde coordenou a maior campanha de mobilização em prol da despoluição do Rio Tietê e, posteriormente, o Núcleo União Pró Tietê, como Diretor, fomentou Planos Municipais da Mata Atlântica e a área de políticas públicas. Na carreira, participa voluntariamente de muitos Conselhos de ONGs e Movimentos Sociais, desenvolveu metodologia e implementação de Consórcios Intermunicipais de Meio Ambiente e Associações de Reposição Florestal. Desenvolveu vários projetos e campanhas na área, em Políticas Públicas, vem atuando como profissional de Relações Institucionais e desenvolve atividades voluntárias em prol do fortalecimento da Frente Parlamentar Ambientalista no Congresso Nacional e das Frentes Parlamentares Ambientalistas Estaduais e de Vereadores.

Lavínia Fragoso

Promotora de Justiça no Ministério Público do Estado de Alagoas, com foco na defesa do meio ambiente

Lavínia Fragoso é uma renomada promotora de justiça no Ministério Público do Estado de Alagoas, onde atua desde 1997 com foco na defesa do meio ambiente, conduzindo atividades judiciais e extrajudiciais. Ela é titular da 5ª Promotoria de Justiça da Capital. Lavínia é, sem dúvida, referência em sua área, combinando prática jurídica, pesquisa acadêmica e um compromisso incansável com a proteção ambiental. A promotora é Mestre em Direito e Ciência Jurídica com especialidade em Ciências Jurídico-Ambientais na Universidade de Lisboa e possui várias especializações na Universidade Federal de Alagoas, incluindo Direito Constitucional, Direito Tributário, e Direito Processual. Além de sua carreira jurídica, Lavínia tem contribuído para o campo acadêmico através de suas publicações, incluindo um artigo sobre a tutela constitucional do meio ambiente no Brasil e em Portugal. Seu trabalho foi amplamente reconhecido, recebendo prêmios importantes como o Prêmio INNOVARE em 2024, pelo Programa de Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, e o Prêmio Boas Práticas com Resultados Sociotransformadores em 2025.

Pedro Bruzzi Lion

Superintendente da Funatura

Pedro Bruzzi Lion é engenheiro florestal, formado na Universidade Federal do Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atuou como Coordenador de Projetos no Centro dos Trabalhadores da Amazônia (CTA). Foi coordenador-geral do Projeto BR-163: Floresta, desenvolvimento e participação, secretário-executivo da Câmara Técnica de Destinação de Terras Públicas Federais no Ministério do Desenvolvimento Agrário, coordenador-geral de Meio Ambiente e assessor da presidência no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra),  coordenador-geral de Agroextrativismo no Ministério do Meio Ambiente e, desde julho de 2019, atua na Superintendência Executiva da Fundação Pró-Natureza -Funatura.

Paulo Hartung

Economista, Presidente-Executivo da IBÁ (Indústria Brasileira de Árvores), Membro do Conselho Consultivo do RENOVABR.
Foi Governador do Estado do Espírito Santo (2003-2010/2015-2018).

Economista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em 1978, é “Professor Honoris Causa” pela Universidade Vila Velha (2004). É “Doutor Honoris Causa” pela Ufes (2006). Com longa carreira política, foi governador do Espírito Santo por três mandatos (2003-2010 e 2015-2018), senador, prefeito de Vitória, deputado federal e deputado estadual.  Por seu trabalho de reorganização fiscal do Estado do Espírito Santo, recebeu, em 2023, o Grande-Colar do Mérito do Tribunal de Contas da União (TCU). Comanda a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), associação que reúne a cadeia produtiva de árvores plantadas para fins industriais e para restauro. Atua em diversas frentes em prol da formação de novas lideranças, além de realizar palestras sobre gestão pública em todo o País.   É membro do conselho do RenovaBR e participa do Instituto de Estudos da Saúde (IES), criado por Armínio Fraga. Também integra o Conselho da Vale. Participou na iniciativa privada como conselheiro administrativo da EDP do Brasil (2012-2014) e da Veracel Celulose (2013-2014). Também foi diretor Desenvolvimento Regional e Social do BNDES (1997) durante o governo Fernando Henrique Cardoso.

Virgínia Camargos

Gerente de Meio Ambiente e Gestão Integrada na Veracel Celulose S/A

Bióloga, com mestrado e doutorado em Botânica pela UFV. Coordenou a RPPN Estação Veracel por 10 anos e atualmente é gerente de meio ambiente.

Mauro Pires

Presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)

Mauro Pires é presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Com uma trajetória sólida em políticas de preservação ambiental, Mauro Pires é referência nas discussões sobre conservação da biodiversidade e enfrentamento da crise climática. Formado em Ciências Sociais e com Mestrado em Sociologia, ele dedicou sua carreira à defesa do meio ambiente, com atuação em áreas estratégicas no Ministério do Meio Ambiente e no ICMBio.